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Um estudo exploratório no âmbito do marketing social sobre as barreiras ao comportamento do aleitamento materno
Autor(es): Oliva Maria Dourado Martins, Arminda Maria Finisteira do Paço, Ricardo Gouveia Rodrigues

Temas: Comportamento do Consumidor / Ética, Responsabilidade Social e Protecção do Consumidor

Resumo:

Esta investigação pretende identificar as barreiras que o marketing social pode ajudar a ultrapassar para promover a mudança de comportamento do aleitamento materno na sociedade. Uma vez comprovada cientificamente a superioridade do leite materno em relação ao seu substituto, promover a amamentação pode trazer benefícios não só para o bebé e para a mãe, mas também para a sociedade e meio ambiente. Esta prática pode ser um contributo importante no âmbito do Marketing Social por estar pouco referenciada na literatura. A recomendação metodológica passa pelo desenvolvimento de uma investigação qualitativa exploratória, realizada através de entrevistas em profundidade com conselheiros, consultores e profissionais envolvidos na defesa do aleitamento materno em Portugal. Concluiu-se que a auto-estima, que ainda não se encontrava presente nos modelos de análise da intenção do comportamento, pode ser uma variável relevante a ser utilizada pelo marketing social para a promoção do aleitamento materno.


in rpm 30

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