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O Consumo de Produtos de Moda e Vestuário em Portugal: uma análise qualitativa da Opinião de Profissionais e Consumidores
Autor(es): Maria Zulmira Bessa Amorim Nascimento Cunha

Temas: Comportamento do Consumidor

Resumo:
A moda e o vestuário são elementos do quotidiano. Enquanto fenómeno sociocultural foram ganhando, ao longo dos séculos, a capacidade de expressar os valores da sociedade em que se encontram inseridos (Dickserson, 1999).

Mas a moda é, também, uma área de atividade. Em Portugal, onde tem tradição, é um sector de extrema importância. De mencionar alguns casos de sucesso nesta área da internacionalização como é o caso da marca portuguesa Parfois, a marca Fly London e a Aerosoles que comercializam os seus produtos um pouco por todo o mundo.

Neste contexto, e dada a importância do setor em Portugal, este artigo pretende analisar os contextos, hábitos e motivações dos consumidores portugueses de produtos de moda e vestuário. Este objetivo geral concretiza-se numa análise dos hábitos e das principais motivações dos consumidores numa perspetiva panorâmica e compreensiva do mercado. As perguntas de investigação formuladas nesse sentido foram:
1) Qual a importância dos produtos de moda e vestuário para o consumidor?;
2) Quais as marcas preferidas e mais compradas?;
3) Quais os espaços preferidos pelo consumidor para comprarem este tipo de produtos?:
4) Quais os principais critérios de escolha na compra deste tipo de produtos?;
5) Até que ponto os consumidores são influenciados no ponto de venda?.

Foram realizadas entrevistas exploratórias junto de uma amostra de conveniência, 210 sujeitos no total, 60 profissionais ligados ao ramo de produtos de moda e vestuário, e 150 consumidores.

A partir das conclusões foi possível perceber a importância dos produtos de vestuário e moda para o consumidor português assim como quais as principais e potenciadoras caraterísticas capazes de levar à compra. Também foi possível traçar algumas sugestões para os profissionais de marketing e publicidade, assim como identificar caminhos para investigações futuras.

in rpm 32

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