www.rpm.pt | Welcome to the Portuguese Journal of Marketing |
Página inicial Sugestões
  
  
LOGIN:
PASSWORD:
EDIÇÃO: TEMA: TIPO: MINHA CONTA | BIBLIOTECA |

“O vício do tempo traduz-se nas virtudes do pecado”: Mercado dos Produtos de Luxo. O caso da relojoaria
Autor(es): Pedro Rafael Dias Garrett

Temas: Comportamento do Consumidor

Resumo:
O cerne deste projecto final consiste no estudo do comportamento do consumidor de um determinado produto ou serviço, pelo que escolhi como tema para o mesmo o mercado dos produtos de luxo, mais concretamente, o ramo da relojoaria.
Para a realização deste trabalho recorri a diversas fontes de informação secundária, tais como bibliografia respeitante ao comportamento do consumidor e suas variáveis, mercado dos produtos de luxo e influências psicológicas que a marca tem no indivíduo.
Numa segunda fase recorri a fontes de informação primária, tais como inquéritos via – pessoal e observação directa do comportamento dos indivíduos aquando duma compra, que teve lugar no Fórum Aveiro e na cidade do Porto.
Seleccionei duas marcas completamente distintas quer na sua filosofia, quer no seu leque de preços e clientes, visto que me pareceu bastante interessante estabelecer uma relação comparativa, enaltecendo as principais diferenças ao nível do comportamento dos consumidores de dois produtos dentro do mesmo ramo, contudo tão distintos.
De forma sintética, os principais objectivos deste trabalho são perceber e diferenciar de acordo com as duas marcas seleccionadas:
- O porquê da compra?
- Quem, como, onde e qual o motivo e prazer que vê na compra?
- Utilidade real e utilidade emocional do produto


Download Free PDF    
@2017 . Ensilis – Educação e Formação, Unipessoal, Lda. . All rights reserved Declaração de Privacidade